Purple Haze

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Purple Haze - O início

Salve, salve! esse blog é o meu 1º e vou dispor aki o que eu achar interessante por ai na net. Mas por que Purple Haze? Pra começar, uma pequena história a respeito da música: Hendrix disse que a canção foi inspirada por um romance de ficção científica de Philip Jose Farmer (a frase do livro é "Névoa purpura"). Hendrix afirmava que a canção era sobre amor, explicando que o verso "o que quer que seja, aquela garota colocou um feitiço em mim" era a chave para o significado das letras.
Crê-se que a canção é uma referência às experiências de Hendrix com uma variedade de LSD produzida em 1966 por Owsley Stanley. A forma farmacêutica comercial de LSD, feita pela Sandoz sob o nome comercial de "Delysid", vinha em pequenas cápsulas de gelatina púrpura. (Numa sessão para a BBC em 1967, Hendrix gravou uma versão de "Day Tripper" dos Beatles em que durante o orgástico solo de guitarra, ele grita "Oh, Owsley, can you hear me now?") (Oh, Owsley, consegue me ourvir agora?). Outra história é que o trítono tratado mais abaixo depoletou a sua sinestesia de uma maneira que viu Névoa Púrpura, levando muitos a acreditar que o nome da canção derivava de um tipo de maconha, quando na verdade, foi o tipo de maconha que foi chamada assim por causa da canção. A canção tem um distinto intervalo trítono que aparece na introdução. A guitarra toca uma oitava Bb enquanto o baixo toca um oitava de E. Tal intervalo "dissonante" era incomum na música popular da época. O solo de guitarra é tocado através de uma octavia, um pedal de efeitos que aumenta notas numa oitava. Também se ouve uma guitarra sobreposta na parte final da canção... viagem, né?
Mas a ideia do blog é exatamente essa: colocar para meu amigos as viagens e paradas legais que andam rolando no meu intimo.
posted by Brennote!! at 08:43

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Say Yeah